Entregamos para todo o BrasilQualidade 100% GarantidaCompra 100% SeguraParcele em até 12x no cartão

CABO ELÉTRICO

Direção Descendente

15 Produto(s)

Direção Descendente

15 Produto(s)

CABO ELÉTRICO PAPERPLAST É A MELHOR SOLUÇÃO PARA SUA INSTALAÇÃO ELÉTRICA

A PAPERPLAST oferece produtos de qualidade e resistência no segmento de cabeamento elétrico com fios elétricos e cabos flexíveis. Oferecemos produtos de qualidade e resistência certificados pelo INMETRO para sua obra ou reforma.

cabo flexível

CABO ELÉTRICO: QUAIS AS SUAS CARACTERÍSTICAS E QUANDO SEU USO DEVE SER REALIZADO?

O cabo elétrico é um material essencial para condução da corrente de energia elétrica, a qual é utilizada diariamente por milhares de pessoas ao redor do mundo, seja em empresas, indústrias, residenciais, escolas, entre outros.

O mercado de materiais para sistemas de energia elétrica é enorme, inclusive, o de cabo elétrico, que é um dos mais vendidos. Com o uso do cabo elétrico podem ser realizados diferentes tipos de instalações.

Normalmente, encontramos o cabo elétrico feito a partir de cobre e alumínio, devido a baixa resistividade. Ao ter que escolher o cabo ideal para instalação, muitas pessoas confundem esse material com fios elétricos, mas apesar de possuírem a mesma função, ambos são fabricados a partir de composições diferentes e seu uso é recomendado de acordo com o projeto de instalação do sistema de energia elétrica.

A composição interna do cabo elétrico é diferente da utilizada na fabricação do fio, o primeiro é composto de filamentos, os quais permitem a baixa resistência diante da corrente elétrica. Confira a seguir qual a diferença entre cabo elétrico e fio, além do dimensionamento do material.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CABO ELÉTRICO E FIO ELÉTRICO?

Tanto o cabo elétrico, quanto o fio elétrico, são materiais de extrema importância para realizar qualquer instalação para receber energia, uma vez que, são materiais condutores de corrente elétrica, os quais oferecem a condução de forma eficaz e segura.

Sem a instalação do cabo elétrico ou fio, não seria possível gerar, transmitir ou distribuir energia elétrica.

Ambos os materiais possuem a mesma finalidade, como mencionado anteriormente, mas o que os difere é sua fabricação e indicações de uso, por exemplo, os fios elétricos possuem apenas um fio em sua parte interna e é revestido com PVC, o qual possui estrutura totalmente rígida.

Já no caso do cabo elétrico, eles são fabricados a partir de diversos fios entrelaçados em sua parte interior, o que promove maior flexibilidade se comparado com o fio elétrico. Normalmente, esse tipo de cabo é utilizado em eletrodomésticos e instalações de energia elétrica que necessitam de um cabo maleável.

fios elétricos

COMO REALIZAR O DIMENSIONAMENTO DO CABO ELÉTRICO?

Para realizar a instalação do cabo elétrico é preciso seguir uma série de recomendações de acordo com a norma de proteção NBR5410, a fim de garantir a segurança do funcionário que realiza o trabalho e das pessoas que frequentam o local e usufruem do sistema. Essa norma de proteção aborda as instalações dos condutores de energia.

Em relação ao cabo elétrico, os condutores devem ser isolados e seguir as recomendações: 

  • Cabo elétrico isolado EPR, à ABNT NBR 7286;
  • Cabo elétrico isolado XLPE, à ABNT NBR 7287;
  • Cabos elétrico isolado PVC, à ABNT NBR 7288 ou à ABNT NBR 8661.

Essa tabela informa quais os tipos de condutores podem ser utilizados de acordo com a temperatura do ambiente, isolações, tipos de instalação, necessidade de uso, quantidade de cabo por eletroduto, etc. É preciso levar em consideração as normas de energia elétrica brasileira ao realizar quaisquer instalações.

O USO DO CABO ELÉTRICO PODE CAUSAR COMPLICAÇÕES NO SISTEMA DE ENERGIA?

Um dos fatores que podem acabar levando a problemas na instalação, é a necessidade de emendar o cabo elétrico com fios rígidos, sendo preciso usar luva de emenda por exemplo, a fim de evitar o superaquecimento e mal contado.

Os cabos elétricos também são utilizados em redes de energia aéreas, uma vez que, é preciso instalar um condutor de alta resistência, a fim de permitir que não haja rompimento entre postes.

Na verdade, diversas situações perigosas podem acontecer se as normas de segurança relacionadas a energia elétrica não forem consideradas na instalação, mesmo que o material seja de alta qualidade. É preciso sempre se atentar as indicações de uso e cuidados necessários.

fio elétrico

ONDE COMPRAR CABO ELÉTRICO?

O cabo elétrico é um material vendido em diversos estabelecimentos e plataformas online, mas é preciso adquirir o material em uma loja de confiança, a qual entregue produtos de qualidade e com segurança.

Antes de realizar sua compra, avalie os tipos de cabo elétrico oferecidos, quais as suas indicações e recomendações, avaliação da marca e valores. Se possível, converse com um vendedor profissional.

Aguarde...

ou
ou