Entregamos para todo o BrasilQualidade 100% GarantidaCompra 100% SeguraParcele em até 12x no cartão

Cabos

Direção Descendente

15 Produto(s)

Direção Descendente

15 Produto(s)

CABO FLEXÍVEL PAPERPLAST É A MELHOR SOLUÇÃO PARA SUA INSTALAÇÃO ELÉTRICA

A PAPERPLAST oferece produtos de qualidade e resistência no segmento de cabeamento elétrico com fios elétricos e cabos flexíveis. Oferecemos produtos de qualidade e resistência certificados pelo INMETRO para sua obra ou reforma.

cabo flexível

 CABO ELÉTRICO, CABO FLEXÍVEL E FIO ELÉTRICO: ENTENDA QUAIS AS DIFERENÇAS E COMO ESCOLHER O IDEAL PARA SEU PROJETO

 O cabo elétrico, cabo flexível e fios elétricos são alguns dos materiais mais utilizados no setor de construção, o qual cresce a cada dia no país e contribui para o aumento na demanda e procura pelos mesmos. Apesar de serem indicados para a mesma funcionalidade que é a de conduzir energia, cada um desses materiais possui composições e aplicações diferentes.

Portanto, a PAPERPLAST explica quais as diferenças entre cabo elétrico, fio elétrico, cabo flexível e como escolher o ideal para seu projeto.

cabo elétrico

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE CABO ELÉTRICO E FIOS ELÉTRICO

Sem sombra de dúvidas que os cabos e fios elétricos são essências dentro de quaisquer instalações elétricas, uma vez que, a energia elétrica é presente no dia a dia de praticamente todas as pessoas do mundo, seja em residência, empresas, iluminação pública, uso de equipamentos e aparelhos, etc.

Os cabos e fios elétricos são os responsáveis pela realização da condução de corrente elétrica para dentro de instalações de forma 100% segura, sem eles não poderia ser realizada a geração e distribuição da energia para população.

Apesar de serem utilizados para mesma função, os cabos elétricos e fios elétricos são fabricados de forma completamente diferente. No caso dos fios, os mesmos possuem apenas um fio bastante rígido em seu interior, já os cabos elétricos possuem diversos fios entrelaçados que o tornam mais flexíveis.

A aplicação do uso de cada material vai depender do tipo de projeto que você tem em mente e as necessidades do mesmo, a fim de realizar a instalação de forma correta e não ocasionar problemas com possíveis manutenções no futuro.

Confira a seguir mais informações sobre cabo elétrico, cabo flexível e fio elétrico, além de suas indicações:

CABO ELÉTRICO

Como mencionado, o cabo elétrico é formando por diversos fios condutores que sã fabricados entrelaçados, os quais o tornam mais flexível e permite que suporte altas preções e dobraduras em sua extensão, ou seja, é muito mais maleável.

Atualmente, os cabos elétricos são utilizados em diversos sistemas elétricos e até em objetos elétricos, como exemplo, ferros de passar roupas, liquidificadores, aspirador de pós, entre outros. Ao utilizar esse tipo de material, as instalações em sistemas ou equipamentos, são mais duradouras e não ocasionam problemas em relação a manutenções.

CABO FLEXÍVEL

O cabo flexível é muito utilizado em cobre, sendo o isolamento de policloreto de polivinila ou PVC. Ao pesquisar por esse material encontramos duas opções, uma é o de isolamento para 750 v, outro para camada mais espessa no isolamento de 1 KV.

Esse tipo de cabo pode ser instalado em empresas, residências, indústrias, entre outros.

A instalação do material é maleável e permite um manuseio simples, pois passam de forma lisa e rápida pelos eletrodos, mesmo diante das curvas das tubulações, o que acelera o processo de instalação.

Por ser fabricado a partir de vários fios bem finos, o cabo flexível pode ser dobrado, o que é ideal para quem deseja montar o sistema elétrico de indústrias e máquinas em empresas.

Os tamanhos de bitola de cabo flexível são variados, mas os mais comuns no mercado são os que variam de 1mm² a 25mm², podendo ultrapassar os 300mm².

FIO ELÉTRICO

O fio elétrico é um material simples, com o qual muitas pessoas já são familiarizadas. Esse material é composto por um único fio, o qual é espesso e rígido, o que pode ser uma desvantagem dependendo do tipo de instalação desejada, uma vez que, pode dificultar o processo e não ser utilizado dependendo das necessidades com o sistema de energia. Além disso, o fio pode romper se utilizado incorretamente.

Esse tipo de material é mais indicado para instalação fixa, como exemplo, fiação de laje, parede, gesso ou local mais rígido. 

fios elétricos

COMO SABER QUAL O MATERIAL IDEAL PARA SUA INSTALAÇÃO ELÉTRICA: CABOS FLEXÍVEIS ELÉTRICOS OU FIOS ELÉTRICOS?

Tanto o cabo elétrico, cabo flexível como o fio elétrico, ambos possuem a mesma finalidade, o que os difere é o tipo de material e suas indicações. Para saber qual o material ideal, você deve avaliar as necessidades e objetivos do projeto de instalação de energia elétrica, ou seja, em quais locais serão utilizados esses materiais, se há necessidade de um material mais rígido ou maleável, se o projeto é residencial, indústria ou comercial, entre outros.

O que podemos dizer é que os cabos elétricos, sem dúvidas, são os materiais que mais se destacam e oferecem vantagens, devido a sua praticidade para realizar a instalação.

Aguarde...

ou
ou